Imagine this: You’ve just landed your first management role, and you’re eager to prove yourself a great leader. You and your team are preparing to give a presentation to an important client. If the meeting goes well, it will be a huge success and could even impact your professional growth.
Não deixe sua ansiedade estressar sua equipe
Pay more attention to how you communicate — online and in-person.
Maio 05, 2023
Resumo
Nosso estado emocional, como sentimentos de ansiedade, nervosismo e apreensão, pode afetar nossa equipe negativamente no desempenho e no bem-estar. Isso é chamado de contágio emocional e não é incomum. Como muitos locais de trabalho migraram para um modelo híbrido, é fundamental que, como novo gerente, você preste atenção em como se comunica com suas equipes, mesmo em ambientes virtuais.
- Esteja atento ao que você publica on-line e à frequência com que publica. Sua atividade nas redes sociais pode afetar a ansiedade de sua equipe, mesmo quando você não está fisicamente presente e mesmo quando não está falando sobre trabalho. Publicar muitas informações de uma só vez pode sobrecarregar seus seguidores e alterar significativamente a frequência com que você publica regularmente pode alarmá-los.
- Nas plataformas de mensagens, considere o tom e o conteúdo de suas palavras. Lembre-se de que a comunicação escrita pode ser facilmente mal interpretada, portanto, sempre busque clareza e honestidade.
- Preste atenção ao tom das mensagens dos membros da sua equipe. Observar a pontuação deles pode ser um indicador revelador de ansiedade. Por exemplo, quando um colega, de forma incomum, começa a terminar todas as mensagens do Slack com um período, isso pode indicar que algo não está certo e que ele está ansioso ou estressado. Se você sentir ansiedade, fale com eles com calma e forneça garantias da melhor maneira possível.
- Seja vulnerável. Como líder, sua responsabilidade inclui fornecer espaços de trabalho seguros nos quais seus funcionários possam prosperar. Mostrar vulnerabilidade é uma forma de promover maior confiança e colaboração em sua equipe. No entanto, compartilhe sua vulnerabilidade de maneira ponderada e ponderada para não alarmar os funcionários ou minar sua liderança.